Hoje em dia, é comum encontrar empreendedores que deixam os clientes perdidos de lado, acreditando que eles não podem mais gerar resultados. Contudo, é possível fazer um trabalho de recuperação de clientes nesse caso e ainda aumentar as conversões do seu negócio através do remarketing.

Mas afinal o que é essa estratégia? Você sabe como o remarketing pode contribuir para aumentar as conversões do seu negócio?

Bom, como o próprio nome diz, ela é o ato de você fazer marketing novamente com aqueles visitantes ou leads do seu site, que não chegaram a concretizar uma compra.

Muitas vezes um determinado usuário solicita um orçamento ou até mesmo adiciona algum item no carrinho mas não finaliza a compra. Contudo, isso não quer dizer que você tenha que desistir dele.

Através do remarketing, você pode relembrar essa cliente que foi perdido sobre a oportunidade incrível que ele tem. Essa é uma estratégia que pode aumentar, e muito, a sua taxa de conversão.

Mas, para que essa abordagem dê certo você precisa conhecer a fundo a sua dinâmica de funcionamento. Por isso, o ideal é buscar se aprofundar no assunto. Nesse caso, uma boa dica é fazer um curso de Marketing para Negócio, que pode dar a você todo esse suporte e mostrar o passo a passo para ter uma estratégia de remarketing de sucesso.

Quais as vantagens do remarketing?

O remarketing é uma abordagem muito utilizada entre as empresas, pois, ele oferece uma série de vantagens, tais como:

Diminui os custos com promoção de produtos

Um dos grandes diferenciais dessa estratégia é o fato dela diminuir os custos com a promoção de produtos. Isso porque, ela se baseia em recativar clientes já existentes ou que deixaram de fazer uma compra por algum motivo.

Com isso, os custos acabam reduzindo pois você não precisa alimentar o lead do zero. É necessário focar apenas na etapa final do funil, onde a conversão é feita.

Automatização

Outro diferencial do remarketing é que você pode automatizar todo esse processo. atualmente, existem várias ferramentas que possibilitam que você envie conteúdos para uma base de clientes já existente.

Não é necessário realizar as tarefas de abordagem de forma contínua. Você pode programar todas as mensagens que serão enviadas para esses clientes, e disparar elas de forma automática.

Essa é uma grande vantagem, pois acaba otimizando o dia a dia da sua equipe de vendas. Dessa forma, ela terá mais tempo para se dedicar a outras tarefas igualmente importantes.

Personalização

Essa talvez seja uma das melhores vantagens do remarketing. Antigamente, as empresas bombardeavam seus clientes com os mesmos tipos de propagandas, independentemente do estágio da jornada de compra que eles estavam. Isso acaba gerando gastos excessivos e pouco retorno.

Já com o remarketing você consegue ter um nível maior de personalização. Isso porque, através das ferramentas voltadas para essa estratégia você consegue qualificar esses clientes perdidos, e programas para que eles recebam mensagens específicas conforme cada caso.

Por exemplo, se um cliente abandonou um carrinho com X itens, você pode fazer esse processo de remarketing oferecendo um cupom de desconto, ou até mesmo uma condição de pagamento diferenciada.

Essas são apenas algumas das vantagens dessa estratégia. Com ela, você conseguirá não só recuperar os clientes que se perderam na jornada de compra, como, também, aumentar o número de conversões no seu negócio.

Principais ferramentas de remarketing

Outro diferencial do remarketing é que você pode utilizar diferentes tipos de ferramentas para praticá-lo. Cada uma delas pode abordar os clientes de forma diferenciada, aumentando assim as chances de conversão.

Entre as principais estão:

E-mail

O e-mail é uma das ferramentas de remarketing mais utilizadas atualmente. Nesse canal, você pode programar o envio de mensagens com base nas ações do consumidor.

Por exemplo, se ele abriu um e-mail de ofertas mas não clicou em nenhum produto, você pode enviar outra mensagem mostrando que os itens estão com condições especiais.

Além disso, você pode personalizar os tipos de anúncios que esse cliente irá receber conforma a abertura de e-mails. Isso é possível graças a utilização de cookies que armazenam os dados dos usuários da web em navegadores.

Mídia de Display

Essa também é mais uma das ferramentas para fazer remarketing. Com ela, você irá criar anúncios personalizados com imagens e textos específicos.

Esses anúncios, por sua vez, irão acompanhar o usuário em todo o trajeto dele na web. Se ele pesquisar por um produto na sua loja, por exemplo, o anúncio será exibido em outro site.

Social media

Essa ferramenta funciona de forma parecida com a outra. Isso porque você também desenvolverá um anúncio específico, mas, nesse caso ele será exibido nas redes sociais do cliente.

O bacana dessa ferramenta é que você também pode customizar em quais plataformas você quer que o anúncio apareça. Dessa forma, você conseguirá desenvolver materiais específicos para cada uma delas.

Enquanto no Facebook o cliente vê uma imagem com texto, no Instagram ele verá o anúncio nos Stories.

Essas são apenas algumas das ferramentas de remarketing que você pode utilizar. Contudo, para que você realmente consiga resultados é necessário conhecer a fundo o funcionamento delas.

Por conta disso é tão importante fazer um curso sobre o assunto. O Marketing Para Negócios pode te ajudar a entender melhorar essa ferramentas, e como usá-las para melhorar a conversão no seu site.

Exemplos de remarketing para aumentar suas conversões e recuperar clientes perdidos

Existem várias formas de você usar as ferramentas acima para fazer remarketing. Contudo, existem algumas que são mais populares:

Newsletter com produtos de interesse do cliente

Esse é um exemplo bastante comum. Com base nos hábitos de compra e pesquisa do cliente, você pode mandar uma newsletter que contenha produtos que podem ser de interesse dele.

Ads sobre o abandono de carrinho

Essa também é uma estratégia bastante comum. Muitos clientes abandonam o carrinho antes de finalizar a compra. Para não perder a conversão, você pode relembrá-lo que os itens já estão todos separados é só ele finalizar o processo.

Imagens impactantes

As imagens impactantes com descontos em evidência, frete grátis entre outros gatilhos também são bastante comuns. Elas geralmente conseguem dar aquele empurrãozinho que o cliente precisa para finalizar a compra.

Viu como o remarketing pode te ajudar a recuperar clientes e aumentar a conversão do seu negócio? Vale à pena investir nessa abordagem.

O que é Remarketing? Como Recuperar Clientes Perdidos e Aumentar Conversões
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