Se você quer se destacar no Facebook ou Instagram, é necessário aumentar engajamento entre os seus seguidores. É através dele que será possível melhorar o alcance dos seus perfis e ao mesmo tempo promover a sua marca.

O engajamento nada mais é do que as interações que os usuários fazendo dentro das suas páginas. Likes, compartilhamentos, comentários, essas são algumas das formas de engajamento mais populares.

Se você tiver seguidores engajados, consequentemente os resultados das suas campanhas serão melhores. Isso porque, tanto o Facebook como o Instagram possuem algoritmos que levam em conta esse fator para melhorar o alcance e ranqueamento dos seus perfis.

Mas, para elevar o seu engajamento você não pode simplesmente ir fazendo um monte de ações dentro das redes sociais da sua empresa. É necessário planejar cada passo, e saber quais são as técnicas que funcionam.

Uma boa dica para saber como elaborar esse planejamento é investir em um curso de Marketing Para Negócio. Com esse tipo de conhecimento, você terá o domínio do passo a passo para elaborar as suas estratégias no Facebook e Instagram e, assim, aumentará suas chances de conseguir engajar melhor seu público junto ao seu negócio.

Além disso, algumas dicas sobre como aumentar engajamento nessas redes sociais são sempre bem vindas nesse caso.

Confira a seguir algumas dicas que reunimos e descubra como aumentar o engajamento da sua marca nas redes sociais!

1.   Como aumentar engajamento nas redes sociais: Invista nas Hashtags

Uma coisa que não pode faltar nas suas postagens para estimular o engajamento são as Hashtags. Elas nada mais são que centralizadores de conteúdo que te ajudarão a ganhar mais visibilidade.

Elas conseguem centralizar todos os conteúdos postados com determinada hashtag, fazendo que os usuários tenham mais facilidade para encontrar materiais dos assuntos que desejam.

No Instagram, inclusive, é possível seguir hashtags. Dessa forma, sempre que uma nova postagem for linkar para determinado termo, você será avisado.

2.   Use os Stories a seu favor

Os Stories viraram uma verdadeira febre entre os usuários de redes sociais. E graças a recursos como menções, hashtags, localização, perguntas, votações e até linkagem, você também pode aumentar engajamento através desses conteúdos.

Basicamente eles funcionam como slideshows. Cada storie pode durar até 15 segundos e fica disponível por 24 horas no seu perfil.

Uma coisa bacana é que como o Instagram é do Facebook, você tem a possiblidade de postar simultaneamente nas duas redes. Você faz um storie no Instagram e pode ativar a opção de adicionar no Facebook. Ou seja, você terá mais facilidade para alimentar as duas redes sociais.

3.   Poste conteúdos específicos para cada rede social

Mais uma das dicas para aumentar engajamento tanto no Facebook como no Instagram é pensar em conteúdos específicos para cada plataforma. Isso porque, apesar delas terem várias semelhanças, elas continuam sendo ferramentas distintas.

Por exemplo, no Instagram você não pode adicionar links nas postagens, enquanto no Facebook isso é possível.

Por conta disso planeje com cuidado que tipos de postagens serão feitas em cada plataforma. Elas precisam não só estar de acordo com a dinâmica de cada uma, como, atender os diferentes seguidores.

4.   Saiba qual o melhor horário para publicar suas postagens

Esse é um detalhe muito importante para aumentar engajamento que muita gente deixa de lado. Sim, o horário que você posta faz toda a diferença para o alcance da sua postagem.

Se você realmente quer que os usuários comentem, compartilhem ou cliquem nos seus posts, é necessário entender os hábitos digitais deles.

Não existe um horário específico em que há um engajamento mais alto, você precisa estudar o seu público para determinar isso. Para isso, será necessário usar os relatórios de estatísticas que são disponibilizados pelas próprias redes sociais.

E para entender a fundo essas métricas você precisa aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto. Afinal, existem vários indicadores dentro dessas plataformas.

Por isso é recomendado que você faça um curso de Marketing para Negócio. Nele, você irá aprender não só a fazer esse tipo de mensuração, mas a desenvolver um planejamento para o Facebook e Instagram com base nesses dados.

5.   Mantenha uma frequência de postagens

Esse também é um detalhe que faz toda a diferença. Se você quer aumentar engajamento é necessário manter uma frequência de postagens, caso contrário os seus seguidores irão, aos poucos, abandonar sua página.

Se um usuário do Facebook ou Instagram começou a seguir a sua empresa nessas redes, é porque ele achou algo de interessante nos conteúdos, e quer ver mais disso.

Por isso, você precisa continuar a alimentar esse seguidor, e de forma periódica. Se você postar em um dia e só fizer outra postagem duas semanas depois, dificilmente terá algum engajamento. Isso porque os seguidores não verão credibilidade no seu perfil. Por isso, mantenha uma frequência, seja ela diária ou semanal.

6.   Promova a interação

Para aumentar engajamento você precisa promover interação. Isso quer dizer que você precisa interagir mais com os seus seguidores.

Por exemplo, digamos que um cliente comprou um produto seu e postou no feed dele no Instagram. Você pode ir até o perfil desse cliente e postar um comentário agradecendo pela compra.

As chances desse seguidor lhe responder são altas. Quanto mais você interagir com os seus clientes, mais chances deles interagirem de volta você terá.

7.   Não esqueça de usar uma boa CTA

Por fim, nunca esqueça de usar uma boa CTA em toda postagem que você fizer. É através desse tipo de chamada que você conseguirá estimular o engajamento entre os seus seguidores.

Essa CTA precisa ser divertida e amigável para que haja esse retorno. Por exemplo, você pode postar um novo produto no seu feed ou Stories e pedir para os seus seguidores comentarem o que eles acharam. Ou, quem sabe, fazer uma postagem e finalizar com uma enquete.

Os seus seguidores precisam ser convidados para a ação para realizarem ela. Além disso, a CTA também poderá aumentar o seu nível de conversão.

Postar um produto e falar para os usuários conferirem o link na Bio pode aumentar, e muito, a taxa de conversão dentro do seu empreendimento. Então não deixe de usar uma boa CTA em toda postagem.

Essas são apenas algumas dicas sobre como aumentar engajamento nas redes sociais. Não deixe de colocá-las em prática no seu Facebook ou Instagram pois, assim, você verá como os resultados vão melhorar bastante.

E para ficar ainda mais afiado em relação as técnicas que existem hoje em dia para aumentar o engajamento nas redes sociais, neste link você encontra um material super completo com várias dicas e passos importantes que farão a sua marca ficar totalmente engajada com seu público na web. Aproveite!

Como Aumentar Engajamento no Facebook e Instagram para Negócio
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